quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CROCODILO DO NILO


Crocodilo-do-nilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
distribuição se estende desde a bacia do Nilo às regiões a sul do deserto do Saara aMadagáscar e ao arquipélago das Comores. Esta espécie, é uma das maiores do mundo (o maior crocodilo é o de água salgada), é bastante perigosa para o Homem e foi venerada como divindade no Antigo Egito.
O crocodilo-do-nilo é, assim como as demais espécies de crocodilos, um animal carnívoro, embora sua boca longa e cheia de dentes curtos e afiados não seja própria para devorar pedaços de carne. Por esse motivo ele carrega a vítima para dentro da água e espera até que a carne fique mais macia.
Os ovos da fêmea do crocodilo-do-nilo são colocados em ninhos na areia e os filhotes demoram de 11 a 14 semanas para nascer. Os ovos e os filhotes são alvos fáceis de predadores, incluindo outros crocodilos maiores. Como é próprio da espécie, os crocodilos-do-nilo fêmeas são mães atenciosas. Constroem grandes ninhos perto da água nos quais põem os ovos, tomam conta dos ninhos por dois a três meses até os filhotes saírem dos ovos e cuidam das crias nos dois primeiros anos. Na maior parte da vida, os crocodilos são solitários; grande número de crocodilos é encontrado junto a locais onde existem alimentos, mas sem formar grupos como manadas ou cardumes, que têm um sentido técnico em outras espécies.Se a temperatura do ninho está de 31°C a 34°C os filhotes são machos. Se a temperatura está de 30°C ou menos os filhotes são fêmeas.
Habitam água doce ou de baixa salinidade, como rios e lagos da África subsaariana. Entre suas várias técnicas de caça, usam a cauda para encurralar peixes ou abater presas terrestres, atacam de emboscada animais grandes e, com as mandíbulas, arrastam-nos até a água ou até mesmo aprisionam animais sob árvores ou pedras para afogá-los. Por terem dificuldade em retirar pedaços das presas, os crocodilos executam o "rolo da morte", usando o peso do corpo para despedaçar a carne das presas.
Um crocodilo-do-nilo adulto é um animal extremamente forte e agressivo. O seu courogrosso o protege de qualquer ataque, sendo os olhos o único ponto fraco. Geralmente vivem muitos anos e seus dentes e patas crescem novamente se perdidos, além disso eles conseguem passar longos períodos debaixo da água e esta capacidade aumenta com os anos. Outra característica sofisticada é que seus olhos possuem pupilas que se dilatam de noite, assim como acontece com os gatos, permitindo que os crocodilos enxerguem muito bem no escuro.
O crocodilo-do-nilo é caçado pelo homem devido ao valor do seu couro, mas não chega a ser uma espécie ameaçada. Entre seus inimigos o que se destaca é o elefante, pois suas patas destroem qualquer crocodilo distraído que estiver no caminho.

[editar]Referências


O Maior Crocodilo do nilo tem mais de 6 metros. Gustave é um grande crocodilo do Nilo que viveu em Burundi . Em 2004 foi estimado em 60 anos de idade, 20 pés(6,1 m)de comprimento e pesar cerca de 1 tonelada, fazendo dele o maior crocodilo já visto na África . [ 1 ] Ele é um notório devorador de homens, e há rumores de que reivindicou mais de 300 seres humanos a partir das margens do rio Ruzizi e a costa norte do Lago Tanganica . Embora esse número é difícil de provar, Gustave alcançou um status quase mítico e é temido pelas pessoas na região. Cientistas e Herpetologists que estudaram Gustave alegam de que seu tamanho incomum e peso impede a capacidade do crocodilo para caçar presas da espécie, sempre ágil, como peixes, antílope e zebra ,forçando-o a atacar animais maiores, como Hipopótamos , grandes Gnus e, inclusive seres humanos. Gustave foi avistado, mais recentemente, em fevereiro de 2008 pela National Geographic fontes. Em partes da Ásia e Austrália crocodilos de água salgada ( Crocodylus porosus ), de 6 metros (20 pés) de comprimento são bem conhecidas; indivíduos de 7 metros (23 pés) de comprimento têm foram relatados. No leste da Índia, o Guinness Book of World Records confirmou a existência de um indivíduo 7 metros. Portanto, embora Gustave não é excepcional em tamanho em comparação com outras espécies de crocodilos, que ele é muito maior do que a média dos crocodilos do Nilo. Ele é conhecido por varias cicatrizes de balas distintas que cobrem seu corpo: uma na cabeça e três no seu lado direito. Acredita-se que ele tenha adquirido o gosto por humanos após devorar os cadáveres daqueles que morreram durante a guerra civil que atingiu Burundi. Depois disso, ele começou a atacar quem quer que estivesse no seu rio, o Ruzizi. Dizem que ele utiliza a cauda para derrubar as pessoas que estão em pé no rio e depois as devora. Pescadores já tentaram atirar nele, mas totalmente em vão; segundo eles, balas não penetram o couro do bicho, deixando apenas cicatrizes. [imagem: http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/381958_10150410825483367_600598366_8927006_1564851792_n.jpg]

Nenhum comentário:

Postar um comentário