quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AS NAJAS


Aprenda sobre a serpente que matou Cleòpatra.
naja.jpg
veja:
As najas são répteis muito venenosos,pertencem a sub-ordem das serpentes e da família dos elapìdeos.
As najas possuem tamanho variado e podem ter de 1 a 2 metros de comprimento.
Elas comem ratos,rãs,ratos,lagartos,e até outras cobras.A presa é imobilisada e ingerida inteira,a flexibilidade de seu maxilar lhe permite engolir presas maiores que sua cabeça. As najas podem ficar sem comer por dias.
Elas põem de 20 a 25 ovos,os filhote é totalmente independente e possui glândulas de veneno muito forte capas de matar um homem e presas plenamente formadas.Os filhotes trocam de pele com freqüência porque crescem muito rápido.
naja2.jpgnaja2.jpgnaja2.jpgnaja2.jpg
Quando esfria muito elas ficam lentas e podem imbernar, mas se esquentar demais podem morrer
As najas só acsalam com membros de sua espécie e são atraídas por um odor de almíscar.

A picada da cobra

Os casos de picacobra em geral não são relatados,mas calcula-se que no mundo todo cerca de 1 milão de pessoas são picadas por cobras todo ano .
A naja é a mais lenta de muitas cobras,algumas cobras najas como as najas-cuspideiras,a naja-de-pescoço-negro da África do Sul e outras do nordeste da Índia,se defendem cuspindo o veneno,elas podem cuspir o veneno a 2 metros de distância da vítima.se o veneno pegar na pele não apresenta problema mas se pegar nos olhos e não for bem lavado rápidamente pode causar cegueira definitiva.
Os SINTOMAS
Os sintomas de picada são dor e inchaço localizado,visão embaçada,enfraquecimento das pernas,paralesia da laringe e respiração difícil.
A morte ocorre em cerca de 2horas,caso uma grande dose de veneno e não tenha nenhum tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário