quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CHITA OU GUEPARDOS


Guepardos

Os guepardos são também conhecidos por outros nomes como leopardo caçador, chita e onça africana. Felídeos é a sua família, pertence a classe dos mamíferos e a ordem dos carnívoros. Seu habitat natural eram as Savanas, na África, Sudoeste Asiático e Península Arábica. Conforme pesquisas de controle populacional, na Ásia já não podem ser mais encontrados e na África existem poucos exemplares desta espécie.
Guepardos
Guepardos

Características

O guepardo é um felino muito elegante, se assemelha a um gato grande em seu porte e sua maneira de andar manhosamente, seu corpo é bastante alongado podendo medir entre 1,20 e 1,50 cm, sendo que só o seu rabo pode medir entre 60 e 80 cm. Sua altura é de cerda de 60 até 76 cm e seu peso pode ser bastante variado, de 28 a 65 quilos. Quanto a reprodução os guepardos podem ter entre 1 e 5 filhotes a cada gestação, sendo que esta pode durar cerca de 90 até 95 dias. Os filhotes nascem com um peso de mais ou menos 250 a 280 gramas, o desmame deve ocorrer por volta dos seis meses de vida.
Leopardo
Leopardo
Assim como outros animais de diferentes espécies, os guepardos tem um amadurecimento sexual que acontece em tempos diferentes para fêmeas e machos, elas atingem a maturidade mais cedo, aos dois anos de idade, enquanto que eles devem alcançar esta maturidade aos dois anos e meio, aproximadamente. A longevidade destes animais gira em torno dos 15 anos. Estes animais não respondem de forma positiva a tentativas de reprodução em cativeiro.
Fotos
Fotos

Curiosidades

Os guepardos muito rápidos podendo alcançar uma velocidade de até 110 km por hora, e isso é um diferencial e tanto para estes felinos. Na hora da caçada a agilidade faz muita diferença, e alem disso eles são muito eficientes na sua camuflagem, chegam de surpresa e saltam sobre suas presas o que torna a fuga quase sempre impossível para a zebra, a gazela, os antílopes, etc. Na maioria das vezes os guepardos preferem caçar solitariamente, também tem preferencia por presas de pequeno porte, pois a sua captura é mais fácil nestes casos.
Imagens
Imagens
Apesar de fazer parte da família dos felinos esses animais se assemelham um pouco com um cachorro espertomas apenas sob alguns aspectos como, por exemplo as suas garras que, ao contrário dos felinos, não são retráteis, as pernas são bastante alongadas, além disso os guepardos emitem sons muito semelhantes a latidos. São domesticáveis, tem um temperamento acessível, basta para isso que se tenha certa habilidade no trato. Há relatos de que na Índia os sultões tinham sob seus cuidados muitos guepardos e ambos conviviam em plena harmonia, sendo eles inclusive utilizados para a realização de caçadas, como se fossem cães. Leões, cães selvagens e hienas são seus inimigos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário