terça-feira, 29 de julho de 2014

PORQUE AS ZEBRAS TEM LISTAS?


t

Por que as zebras têm listras? Novo estudo resolve o mistério

por Fábio Paschoal em 8 de abril de 2014
     
  •  
Zebra em Botsuana - Foto: Fábio Paschoal
Zebra em Botsuana – Foto: Fábio Paschoal
Nenhum mamífero tem listras como as zebras. O padrão de linhas pretas intercaladas com brancas é uma característica marcante que fascina turistas e intriga cientistas. Mas qual é a função dessa pelagem única? Para saber a resposta é preciso olhar nas entrelinhas.
Charles Darwin notou que cada zebra possui um padrão próprio (como nossa impressão digital) e sugeriu que as listras serviam para os indivíduos se reconhecerem. Também poderia ser uma forma de identificar os membros da espécie. Porém, zebras que nasciam com padrões totalmente diferentes (predominância do preto, por exemplo) eram tratadas como qualquer outro membro do grupo.
Existe uma teoria que diz que as listras são uma forma de camuflagem. Elas quebram o contorno da zebra e mesclam o animal com a grama alta da savana. No entanto, zebras são encontradas em grupos e é difícil passarem despercebidas pelos olhos atentos de um predador.
Outra hipótese é a de que as listras de um grupo de zebras em movimento podem confundir os predadores fazendo com que eles tenham dificuldade em julgar distâncias e preparar um ataque final. Mas uma vez que o animal é separado do grupo, essa vantagem desaparece.
Também foi sugerido que o padrão listrado serviria para reduzir a temperatura do corpo. Contudo, um corpo totalmente branco reflete mais luz e seria mais vantajoso do que um corpo listrado.
Há ainda uma quinta possibilidade. Na África, a mosca tsé-tsé é a transmissora da doença do sono, que mata seres humanos, bois, cavalos e zebras. No entanto, o número de casos de zebras que contraem a doença é muito menor. Será que as listras poderiam atuar como repelente de insetos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário