E UM BLOG A RECÉM EM CONSTRUÇÃO PARA QUEM GOSTA DE BICHOS TANTO CASEIROS COMO NA VIDA SELVAGEM E VALE A PENA TEMOS FOTOS, VIDEOS E MUITA EXPLICAÇÃO SOBRE OS ANIMAIS VALE A PENA MESMO. VITOR HUGO O IMPERADOR DA TROVA A FOTO E DO MEU CASAMENTO A MODA GAUCHA COM A IRENE NUM PIQUETE NO PARQUE DO HARMONIA.
quinta-feira, 6 de março de 2014
O falcão-peregrino é o bicho mais veloz do planeta! Saiba tudo sobre o pássaro
O falcão-peregrino é o bicho mais veloz do planeta! Saiba tudo sobre o pássaro
A ave chega a atingir incríveis 360 quilômetros por hora durante um voo em queda livre
Texto: Ludmilla Balduino
Ele é conhecido como o bicho mais rápido da Terra: há quem acredite que o falcão-peregrino alcance a incrível velocidade de360 quilômetros por hora! Para comparar, preste atenção no painel de velocidade do carro de seus pais: em alguns, o número nem aparece no marcador!
O falcão-peregrino consegue atingir essa velocidade quando está voando e de repente fecha as asas e mergulha no ar, com o bicho de cabeça para baixo, como um paraquedista maluco.
Por causa dessa habilidade, a espécie é uma das preferidas dos criadores de falcões, que treinam essas aves para caçar outros pássaros.
O falcão-peregrino é uma das espécies de vertebrados que está mais espalhada ao redor do planeta: ele pode ser encontrado em vários ambientes, e só não vive nas florestas tropicais ou nas regiões frias e secas do Polo Norte.
Voador
A ave existe em quase todos os ambientes do planeta porque é uma grande migradora. Costuma voar longas distâncias, principalmente quando não está em fase de reprodução ou quando o inverno é rigoroso no lugar em que se encontra.
Normalmente, o falcão-peregrino faz sua migração voando sobre costas marítimas dos continentes, ou sobre lagos muito grandes, ou ainda cruzando mares. Ele prefere viver em locais abertos, onde a vegetação é rasteira. É por isso que é muito visto em praias e na tundra, uma vegetação rala que cresce em zonas frias do planeta.
23º andar, por favor
De uns tempos para cá, o pássaro começou a viver em grandes cidades. Não é difícil encontrar um exemplar da espécie morando no prédio ao lado! Isso acontece porque os prédios têm cantinhos externos que são ótimos para fazer ninhos. Além disso, o falcão-peregrino adora comer pombas, que existem aos montes nas cidades.
A altura também agrada. Pesquisadores já encontraram falcões-peregrinos vivendo numa boa dentro de um ninho localizado a 3.600 metros de altura, nas Montanhas Rochosas da América do Norte. Essa altura equivale a um prédio fictício de 1.200 andares! :-O
Ficha do falcão-peregrino
- Nome científico: Falco peregrinus
- Onde vive: em todos os continentes
- Tamanho: 40 centímetros, em média
- O que come: outros pássaros, morcegos, ratos, esquilos e pequenos répteis
- Predadores: raposas, felinos, ursos, ewolverines,águias-reais, corujas e o falcão-gerifalte (um dos maiores do mundo) gostam de comer falcões-peregrinos.
- Tempo de vida:cerca de 13 anos,em média
SURICATO
O suricata, também chamado de suricato (Suricata suricatta) é um pequeno mamíferoda família Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari. Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento (incluindo a cauda), em média 730 gramas de peso, e pelagem acastanhada. Os suricates alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmenteescaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distinta é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.
Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricates é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricates são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar.
Características Gerais[editar | editar código-fonte]
- Tamanho: comprimento do corpo: 22 cm; altura em pé: 26, 28 cm
- Massa: 720 g para as fêmeas e 731 g para os machos
- Pelo: Acastanhado. Possuem listras paralelas em suas costas, que se estendem desde a base da cauda até os ombros. Os padrões de listras são únicos para cada suricate.
- Tempo de vida: Em ambiente selvagem pode viver 10 anos; variando entre 5 e 12 anos. No cativeiro vivem até 15 anos.
- Distribuição geográfica: Botsuana, África do Sul, Namíbia e Angola.
- Habitat: Savana e gramado, planícies secas e abertas, áreas de deserto.
- Alimentação: Alimenta-se principalmente de insectos: larvas de escaravelhos e de borboletas; também ingerem milípedes, aranhas, escorpiões, pequenos vertebrados (répteis, anfíbios e aves), ovos e matéria vegetal. São relativamente imunes ao veneno das najas e dos escorpiões, sendo estes, inclusive, um dos alimentos que mais apreciam.
- Reprodução: Atigem a maturidade sexual com um ano de idade, podendo ter de três a cinco filhotes por ninhada. Podem ter até quatro ninhadas por ano. Se reproduzem em qualquer época do ano, mas a maioria dos nascimentos ocorrem nas estações mais quentes.
São uns animais muito espertos. São Inteligentes pois a logo aos 2 meses já ensinam seus filhotes a caçar e proteger o seu grupo
Assinar:
Postagens (Atom)